segunda-feira, 12 de março de 2012

2012 é o "Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos"

Hoje na Cúpula Mundial de Energia em Abi Dhabi a ONU oficialmente declarou 2012 o “Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos”. Esta declaração marca o crescente reconhecimento e apoio para combater a pobreza energética.


No discurso de abertura da Cúpula, o secretário-geral da ONU Ban-Ki-Moon oficialmente anunciou 2012 como o “Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos” para 157 nações e 57 organizações internacionais presentes. Além disso, o Secretário Geral também lançou a sua iniciativa com o mesmo nome. A Iniciativa Energia Sustentável para Todos exigirá dos compromissos nacionais e do setor privado e atrairá a atenção mundial para a importância da energia para o desenvolvimento e a diminuição da pobreza. Existem três objetivos específicos da iniciativa para atender até 2030:
  • Garantir o acesso universal a serviços energéticos modernos;
  • Dobrar a taxa de melhoria da eficiência energética;
  • A duplicação da cota das energias renováveis no pacote energético global
Abordar a pobreza energética é uma grande prioridade para a África. A maioria das pessoas na África depende de lenha para cozinhar, o que muitas vezes é de uma fonte insustentável e a maior causa de doença respiratória. O chocante de 500 milhões de pessoas na África Subsariana ainda não tem acesso a um fornecimento de eletricidade – isso significa que eles não têm luz à noite, acesso limitado às comunicações modernas, serviços de educação e saúde inadequados, e sem energia confiável suficiente para ampliar seus negócios. Na verdade quase 70% das empresas africanas pesquisadas citam as fontes de energia caras e pouco confiáveis como um dos principais entraves para o crescimento econômico e a criação de emprego.

Lidar com a pobreza de energia na África é fundamental para a sua redução, a criação de emprego e o crescimento econômico sustentável. Empresas africanas e os governos sabem disso, e claramente comunicam a necessidade de um esforço coordenado para enfrentar a pobreza energética no continente. Em 2012 existe uma necessidade imediata para impulsionar esta agenda a frente e combater a pobreza energética no continente.

Ao fazer isso o continente não deve ignorar seu enorme potencial para o crescimento de energias renováveis: apenas 0,6% de sua energia geotérmica tem sido explorada, menos de 2% de sua energia eólica tem sido explorada e apenas 7% do potencial hidrelétrico tem sido explorado.  A África é rica em fontes de energia sustentável. Como tal tem o potencial de liderar o mundo em uma nova forma de crescimento econômico sustentável. No Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos os líderes devem olhar como podem trabalhar com a África para alcançar esta visão e, ao fazê-lo, erguer o povo africano da pobreza energética.

“Este é o momento certo para a iniciativa”, disse o Secretário Geral das Nações Unidas aos líderes em seu discurso de abertura na Cúpula Mundial de Energia.

“Em todo o mundo vemos a criação momentânea para a ação concreta, que reduza a pobreza energética, catalise o crescimento econômico sustentável e atenue o risco de mudança climática. Alcançar a energia sustentável para todos é viável e necessário, e minha iniciativa vai nos ajudar a cumprir estes objetivos simultaneamente. Pode ser uma vitória tripla para todos.”
Por Tom Wallace 
Versão em Português: Monica Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário